domingo, 8 de agosto de 2010

Compacto.Rec lança primeiro trabalho solo de Jair Naves

"Araguai", de Jair Naves é o lançamento de Agosto do Compacto

Item Thumbnail

Jair Neves (SP)


O Compacto.Rec, iniciativa contemplada pela Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet, anuncia o seu mais novo lançamento - Araguari, primeiro trabalho solo de Jair Naves de São Paulo.

O CD é composto por faixas como "Araguari I (meus amores inconfessos)", "Silenciosa", "De branquidão hospitalar, queimando em febre, eu me apaixonei", "Araguari II (meus dias de vândalo)", inclusive é na última que "desponta largamente a entoação vocal de Jair Naves, equilibrando-se entre a canção e a declamação poética, para fazer perceber o ser sensível que está por trás da voz que canta", nas palavras de Rogério Duarte, professor de literatura e gramática.

E essa edição do Compacto é especial. Além do lançamento das 4 faixas do EP "Araguari", quatro outras faixas ao vivo também fazem parte da compilação.


COMPACTO.REC

Item Thumbnail

O Compacto REC é um projeto que teve início em 2007, com o objetivo de lançar singles virtuais em rede, através dos veículos de comunicação integrados ao Circuito Fora do Eixo. A primeira banda lançada foi a Madame Saatan (PA). Na seqüência vieram artistas de todas as regiões do país como as elogiadas Bang Bang Babies (GO)Filomedusa (AC). Os últimos lançamentos deste ano foram Porcas Borboletas (MG), Boddah Diciro (TO), Rinoceronte (RS), Linha Dura (MT), Johnny Suxxx (GO), Nevilton (PR), Uganga (MG), Coletânea Grito Rock América do Sul e recentemente Leptospirose (SP). Com a liberação dos fonogramas para downloads, o projeto alinha uma iniciativa de trocas para remunerar o autor do trabalho em um sistema de economia solidária, pautado na oferta de serviços e produtos integrados ao Circuito Fora do Eixo. E como reconhecimento da iniciativa, a ação foi contemplada recentemente no edital Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet.

O DISCO


photo

Araguari, primeiro trabalho solo de Jair Naves, chega ao público na forma de EP em janeiro de 2010. Na primeira audição e na passada de olhos pelos títulos das canções, percebe-se a homenagem à cidade que dá título ao trabalho e que fica ao norte do Triângulo Mineiro, celebrizada no cinema nacional pelo filme O Caso dos Irmãos Naves, sobre a prisão, tortura e morte de dois irmãos que confessaram um crime que jamais cometeram. Mas Araguari é também e principalmente um mergulho na memória do compositor, que passou a infância na cidade. As lembranças e experiências do compositor conduzem as canções, por vezes, ao lirismo das modas de viola e à nostalgia invertida das lacunas de quem se viu à margem; em outras, à volubilidade de quem não acredita mais no amor, mas que se vê surpreendido pela paixão; finalmente, ao travo da injustiça e do desajuste que Jair parece ter herdado da história da cidade.

Por Rogério Duarte

Ouça no MySpace: http://www.myspace.com/jairnaves
Baixe o disco: www.compactorec.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário