segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Mamacadela do Cerrado lança EP gravado ao vivo!


Banda que faz parte de movimento coletivo do interior goiano disponibiliza músicas gravadas recentemente.


Mamacadela do Cerrado saiu de um hiato musical no interior. A falta de atrações, acontecimentos e criação de Piracanjuba foi o gás que 3 jovens precisavam para alimentar suas aspirações. Depois de 2 anos se apresentando em vários festivais, no interior e na capital goiana, lançam um EP com músicas já conhecidas pelo público, com uma qualidade diferenciada. As músicas foram gravadas ao vivo no Estúdio República em Goiânia. Se sirvam do drunk rock e daquela pitadinha de carimbó. O cerrado não perdoa!


Música por música:

Twitter: @mamacadelapba

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Compacto.Rec lança Diego de Moraes e Sindicato

O Compacto.Rec, em mais uma edição apresenta nesse mês de novembro o lançamento do disco “Parte de nós”, primeiro álbum de Diego Morais e o Sindicato de Goiânia.

Diego Morais iniciou sua trajetória na musica como baterista tocando em algumas bandas em Senador Canedo, município vizinho à Goiânia. Em 2006 Diego começou a tocar suas próprias composições e, juntamente com a sua irmã, fez uma série de apresentações pela cidade. Em 2007 venceu o concurso TACABOCANOCD e como prêmio o gravou um Ep chamado Reticências..., lançado no mesmo ano pelo coletivo Fósforo Cultural, e foi nesse momento que encontrou o Sindicato e se reuniram para um único show, e desde então permanecem juntos. Também em 2007 participaram de um concurso promovido pelo site TramaVirtual em parceria com a Revista Capricho, que lhes rendeu a gravação de uma faixa nos Estúdios da Trama. Desde então Diego de Moraes e O Sindicato já se apresentaram em grandes festivais, como a Virada Cultural, em São Paulo, os Festivais Goiânia Noise, Bananada e Vaca Amarela em Goiânia, além de terem tocado no Jambolada, em Uberlândia e nos festivais Calango (Cuiabá – MT), Móveis Convida (Brasília – DF), Varadouro (Rio Branco – AC), Feira da Música (Fortaleza-CE), e firmaram-se como um dos mais criativos grupos da cena independente nacional.

COMPACTO.REC

O Compacto.Rec é um projeto de lançamento mensal de álbuns virtuais em rede com o objetivo de estimular a circulação e distribuição de bandas da cena independente brasileira. Os agentes que integram a equipe são oriundos dos mais distintos lugares do país que, através da internet trabalham em conjunto executando toda a pré-produção do Compacto.Rec: uma compilação com músicas, letras, release, fotos, vídeo, banners e avatares, que são divulgados em todos os veículos de comunicação integrados ao Circuito Fora do Eixo

Esse ano o Compacto.Rec trouxe diversos lançamentos que deram ênfase ao projeto, como a paranaense Nevilton, a mineira Uganga, deu destaque a Coletânea Grito Rock América do Sul 2010, lançou o primeiro material solo do Jair Naves, ex-Ludovic, realizou no mês de outubro seu primeiro lançamento internacional com o álbum “YYY” da banda Falsos Conejos de Buenso Aires (ARG) e recentemente foi contemplada pela Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet.

O DISCO

“Parte de Nós” é o disco de estréia de Diego e o Sindicato e apresenta canções que foram experimentadas pelo grupo desde a sua formação em 2007, e experimentação é, de fato, a melhor palavra para descrever a criatividade das musicas do álbum. Com uma sonoridade que varia da psicodelia ao folclore, explorando micro-temas e sensações musicais que remetem do pop ao caipira, “Parte de nós” são muitos pedacinhos de sons universais organizados por bricolagem num belo mosaico musical.

As 12 faixas do cd transitam pelos mais variados ritmos e timbres e foram gravadas no estúdio Loop, em Goiânia, com produção de Eduardo Kolody e Rogério Pafa. O disco contou com a participação de Astronauta Pinguim e teve o apóio da Lei Municipal de Cultura.

Baixe o disco: www.compactorec.wordpress.com

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Falsos Conejos (ARG) é o primeiro lançamento internacional do Compacto

 

Banda argentina entra em turnê pelo Brasil lança "YYY" no projeto Compacto.Rec

Item Thumbnail

O Compacto.Rec tem orgulho de apresentar seu primeiro lançamento internacional do projeto - o CD “YYY” do trio Falsos Conejos (Argentina), primeiro LP do grupo, também o primeiro nesse formato lançado pelo Compacto. O trio entrará em turnê pelo Brasil em outubro, passando por regiões como Sul e Nordeste.

O grupo instrumental experimental nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 2006. Pós-rock, math rock e outros termos semelhantes (que os seus integrantes não estavam conscientes no momento de delinear as suas músicas) são muitas vezes utilizados para descrever o som do grupo. É um som forte e intenso, aproximado do rock e o ritmo às vezes se parece com Jazz, Dub e própria música regional de Buenos Aires.

COMPACTO.REC


Item Thumbnail

Esse ano o Compacto.Rec trouxe diversos lançamentos que derão enfâse ao projeto, como a paranaense Nevilton, a mineira Uganga, deu destaque a Coletânea Grito Rock América do Sul 2010, lançou o primeiro material solo do Jair Naves, ex-Ludovic e recentemente foi contemplada pela Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet. Já em Outubro do 2010 o projeto realiza sua primeira edição internacional, Falsos Conejos da Argentina, o lançamento acontece simultâneamente com a turnê da banda na América Lativa.

Com a liberação dos fonogramas para downloads, o projeto alinha uma iniciativa de trocas para remunerar o autor do trabalho em um sistema de economia solidária, pautado na oferta de serviços e produtos integrados ao Circuito Fora do Eixo.

O DISCO


Item Thumbnail



YYY pode ser interpretado como uma letra do alfabeto repetido três vezes, ou simplesmente como três grupos de três linhas que se encontram em três pontos. Assim, o Falsos Conejos o escolheu para batizar seu novo álbum, que foi concebido a partir do conceito de "três vezes três" (três grupos de três faixas, o número de três discos do trio, gravado durante o terceiro ano de vida a banda, um processo que demorou três dias para gravar e que foi assistido por apenas três músicos). O CD traz um som orgânico, onde a reverberação natural de diferentes ambientes é muito presente, em oposição à neutralidade que é pedida no estúdio de gravação. Concebido como um álbum inteiro para ouvir direto, as nove faixas são ligadas por pontes de músicas ou sons que moravam na casa no momento: passos, portas que abrem e fecham, carros e caminhões que passavam pela via, grilos, pássaros e morcegos no jardim. Como uma montanha-russa, YYY, é fiel ao conceito de dinâmica de condução do grupo, onde o silêncio é usado como um recurso para enriquecer a música.

Baixe o disco: www.compactorec.wordpress.com


Item Thumbnail

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Compacto.REC lança segundo EP da banda Monograma

4983591487_7886950bae.jpg

4970952931_381cf2c397.jpg

Há mais de 4 anos a banda mineira Monograma surgiu e virou a personagem principal na vida de quatro amigos com muitas afinidades musicais, que descobriram o prazer de compor e não pararam mais. Esse mês, a Monograma é a protagonista da edição de Setembro do Compacto.Rec, “Da Tempestade à Calmaria”. O seu lançamento físico está previsto para Novembro.

Composto pelas faixas "Tempestade”, “Querido Amigo”, “Nus Amamos”, “Alento” e “Calmaria”, esse disco traz letras que abordam diversas fases de relacionamentos como a saudade, desentendimentos e reconciliação, em meio a melodias inspiradas.

A BANDA

Impulsionados uns pelos outros, Guilherme Lopes (guitarra e voz), Leonardo Eugênio (baixo e voz), Diego Castro (bateria) e Ícaro Eugênio (guitarra e voz) lançaram, em maio de 2009, o primeiro EP da Monograma: o “Conto do faz de conta”, cujas composições correspondiam a diversos capítulos de uma mesma história.

O lançamento virtual desse segundo EP, “Da Tempestade à Calmaria”, traz as novas músicas do repertório dos shows que estão sendo realizados ao longo do Circuito Mineiro de Festivais e conquistando receptividade das mídias locais.

4967537985_70a9599b9f.jpg
COMPACTO.REC

O Compacto.REC é um projeto que teve início em 2007, com o objetivo de lançar singles virtuais em rede, através dos veículos de comunicação integrados ao Circuito Fora do Eixo. A primeira banda lançada foi Madame Saatan (PA). Na seqüência, vieram artistas de todas as regiões do país, como as elogiadas Bang Bang Babies (GO) e Filomedusa (AC). Em agosto de 2009, o projeto foi retomado com o lançamento de "A Passeio", segundo álbum do Porcas Borboletas (MG). Na sequência, vieram álbuns virtuais de Boddah Diciro (TO), Rinoceronte (RS), Linha Dura (MT), Johnny Suxxx 'n' The Fucking Boys (GO), Nevilton (PR), Uganga (MG), Coletânea Grito Rock América do Sul 2010, Leptospirose (SP) e, recentemente, Jair Naves (SP).

Com a liberação dos fonogramas para downloads, o projeto alinha uma iniciativa de trocas para remunerar o autor do trabalho em um sistema de economia solidária, pautado na oferta de serviços e produtos integrados ao Circuito Fora do Eixo. E como reconhecimento da iniciativa, a ação foi contemplada recentemente no edital Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet.

Baixe o disco: http://compactorec.foradoeixo.org.br


4971581728_5a3b62d3fb.jpg

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Debate com candidatos a Governador


Divulgando...

______

A ABRAFIN - Associação Brasileira de Festivais Independentes, que tem hoje em Goiânia sua sede e presidência nacional, numa ação em parceria com a movimentação suprapartidária PCULT-GO (Partido da Cultura), a CUFA-GO (Central Única das Favelas) e jornal Diário da Manhã, fará nesta semana uma Sabatina com os Candidatos a Governador do Estado de Goiás, o tema da sabatina é : Cultura em Goiás.

As datas agendadas para as Sabatinas são:

31 de agosto (terça-feira), das 15h00 as 16h00 – Marta Jane (PCB) e das 16h30 as 17h30 – Washington Fraga (PSOL);

01 de setembro (quarta-feira), das 14h00 as 15h00 – Iris Rezende (PMDB) e das 16h30 as 17h30 – Vanderlan Cardoso (PR);

03 de setembro (sexta-feira), das 20h00 as 21h00 – Marconi Perillo (PSDB).

O local de realização das Sabatinas é POP HOUSE Arte Design e Cultura, situado na rua 1145 n. 228, Setor Marista, deste capital.

Serão em numero de 7 os sabatinadores, que vão participar das 5 sabatinas, e que são os seguintes:

Fabrício Nobre - Presidente Nacional da ABRAFIN (Associação Brasileira de Festivais Independentes);

Hermínio Soares - Presidente Estadual da CUFA-GO (Central Única das Favelas);

Carlos Cipriano - Vice Presidente do Conselho Estadual de Cultua;

Levy Silvério - Representante do Fórum Goiano Permanente de Cultura

Décio Coutinho - Coordenador do Programa Estadual de Cultura do SEBRAE-GO;

Flávia Cruvinel – Representante da Pro - reitoria de Cultura da UFG (Universidade Federal de Goiás);

Fred Leão - Jornalista, Editor do DM Revista, do jornal Diário da Manhã.

As sabatina será mediada por Pablo Kossa, jornalista da Rádio Interativa,

Para cada candidato estão programados 60 minutos de sabatina: nos 10 (dez) primeiros minutos - candidato apresenta os pontos base do seu plano de cultura para o estado de Goiás; nos 40 minutos - cada entrevistador fará uma (ou até duas) pergunta(s), com um minuto máximo por pergunta, e será respondido exclusivamente pelo candidato a governador em cinco minutos máximo por resposta; no 10 (dez) minutos finais o candidato faz suas considerações finais.

As sabatinas com todos os candidatos ao Governo do Estado de Goiás serão gravadas na integra, e transmintadas on line no site do Jornal Diário da Manhã, que ainda fará a publicação em texto de cobertura de cada sabatina no caderno DM Revista do referido jornal; posteriormente

o vídeo da integra das sabatinas serão disponibilizadas on line PCult – Partido de Cultura partidodacultura.blogspot.com.

Os candidatos poderão ser acompanhados de seus assessores, mas apenas eles – os candidatos, os sabatinadores e mediador terão acesso ao palco onde será montada a estrutura para sabatinas.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

X Semana do Folclore

Divulgando...



A) Oficinas Rurais

* Rapadura
* Farinha de Mandioca e Beiju
* Pinga
* Funilaria


Observação: Oficinas demonstrativas, onde os visitantes têm oportunidade de assistir de perto a feitura dos produtos e degustar a rapadura, a farinha e o beiju feitos na hora.

B) Oficinas Interativas

* Cerâmica
* Pintura
* Reaproveitamento do Cerrado
* Buriti
* Brinquedos Rústicos
* Bonecas de Pano
* Fuxico
* Instrumentos Musicais de Bambu
* Tipografia


C) Manifestações Folclóricas

* Congadas de Goiânia
* Grupo de Serra da Mesa (Folia, Catira, Shimite e Dança do Passarinho)
* Folia de Reis de Santa Cruz (GO)
* Banda de Pifes Sabino Reis (Correntina – BA)
* Fiandeiras de Goiânia

D) Apresentações Musicais

* Vavá (BA)
* Sons do Cerrado (GO)
* M.Arnaldo e Grupo Batixó (GO)

E) Artistas Itinerantes

* Grupo de Viola Tradição Sertaneja
* Velha do Cerrado – Larissa Malty
* Contadores de Causo
* Sanfoneiros
* Boi Bumbá


F) Mini-Curso

* Brinquedos Cantados (Prof.Alex Rocha)

G) Feira

* Artesanato
* Artes Plásticas
* Arte Popular
* Licores
* Compotas

terça-feira, 24 de agosto de 2010

9° Vaca Amarela



9º Vaca Amarela

A Fósforo Cultural tem o prazer de convidá-lo para o Coquetel de Lançamento do 9º
Vaca Amarela, dia 24, terça-feira. O Festival acontece ininterruptamente desde 2002 e,
esse ano, a Fósforo está preparando uma das melhores edições, que vai de 15 a 18 de
setembro, na Estação Goiânia.

Serão 32 bandas e os headliners Lobão e Velhas Virgens. Além de shows, o Festival
também traz o circuito de Artes Integradas, palestras, oficinas e a campanha “Voto
Consciente”, que faz parte da campanha permanente Fósforo Consciente.

Contamos com a sua presença na nossa noite especial!

Coquetel de Lançamento do 9º Vaca Amarela
Terça-feira, 24 de agosto, às 19h
Adress Hotel, Av. República do Líbano, 2526 - Setor Oeste

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Atenção bandas!

Space Monkeys


Como é sabido, o Circuito Fora do Eixo tem uma estrutura em núcleos, que desenvolvem cada segmento relacionado a cultura independente.
E no momento, a Agência Fora do Eixo está se estruturando. Portanto, as bandas que queiram participar e contribuir com este processo podem mandar e-mail para bandasfde@gmail.com
Vale ressaltar que a filosofia coletiva é mais do que bem vinda!

Saudações brejeiras!

domingo, 8 de agosto de 2010

Compacto.Rec lança primeiro trabalho solo de Jair Naves

"Araguai", de Jair Naves é o lançamento de Agosto do Compacto

Item Thumbnail

Jair Neves (SP)


O Compacto.Rec, iniciativa contemplada pela Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet, anuncia o seu mais novo lançamento - Araguari, primeiro trabalho solo de Jair Naves de São Paulo.

O CD é composto por faixas como "Araguari I (meus amores inconfessos)", "Silenciosa", "De branquidão hospitalar, queimando em febre, eu me apaixonei", "Araguari II (meus dias de vândalo)", inclusive é na última que "desponta largamente a entoação vocal de Jair Naves, equilibrando-se entre a canção e a declamação poética, para fazer perceber o ser sensível que está por trás da voz que canta", nas palavras de Rogério Duarte, professor de literatura e gramática.

E essa edição do Compacto é especial. Além do lançamento das 4 faixas do EP "Araguari", quatro outras faixas ao vivo também fazem parte da compilação.


COMPACTO.REC

Item Thumbnail

O Compacto REC é um projeto que teve início em 2007, com o objetivo de lançar singles virtuais em rede, através dos veículos de comunicação integrados ao Circuito Fora do Eixo. A primeira banda lançada foi a Madame Saatan (PA). Na seqüência vieram artistas de todas as regiões do país como as elogiadas Bang Bang Babies (GO)Filomedusa (AC). Os últimos lançamentos deste ano foram Porcas Borboletas (MG), Boddah Diciro (TO), Rinoceronte (RS), Linha Dura (MT), Johnny Suxxx (GO), Nevilton (PR), Uganga (MG), Coletânea Grito Rock América do Sul e recentemente Leptospirose (SP). Com a liberação dos fonogramas para downloads, o projeto alinha uma iniciativa de trocas para remunerar o autor do trabalho em um sistema de economia solidária, pautado na oferta de serviços e produtos integrados ao Circuito Fora do Eixo. E como reconhecimento da iniciativa, a ação foi contemplada recentemente no edital Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet.

O DISCO


photo

Araguari, primeiro trabalho solo de Jair Naves, chega ao público na forma de EP em janeiro de 2010. Na primeira audição e na passada de olhos pelos títulos das canções, percebe-se a homenagem à cidade que dá título ao trabalho e que fica ao norte do Triângulo Mineiro, celebrizada no cinema nacional pelo filme O Caso dos Irmãos Naves, sobre a prisão, tortura e morte de dois irmãos que confessaram um crime que jamais cometeram. Mas Araguari é também e principalmente um mergulho na memória do compositor, que passou a infância na cidade. As lembranças e experiências do compositor conduzem as canções, por vezes, ao lirismo das modas de viola e à nostalgia invertida das lacunas de quem se viu à margem; em outras, à volubilidade de quem não acredita mais no amor, mas que se vê surpreendido pela paixão; finalmente, ao travo da injustiça e do desajuste que Jair parece ter herdado da história da cidade.

Por Rogério Duarte

Ouça no MySpace: http://www.myspace.com/jairnaves
Baixe o disco: www.compactorec.wordpress.com

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Congresso Fora do Eixo Centro-Oeste

Salve galera! Segue a programação do nosso Congresso Regional. Ainda tá em tempo de fazer inscrições hein? Vamo lá?

 

 

cofe14072010

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira (04/08/10)

9:00 às 11:00 - PNUD (Qd. 103/104 Sudoeste)

Apresentação dos Pontos Fora do Eixo **

11:30 às 12:30 - PNUD (Qd. 103/104 Sudoeste)

Grupo de Discussão: O ontem o hoje e o amanhã do Circuito Fora do Eixo

Convidados (skype): Pablo, Felipe (massa), Talles (goma)

12:30

Almoço

14:00 às 15:00 - Cobertura (109 Norte Bloco K)

Apresentação de GT’s e explicação do funcionamento do Congresso.

15:00 às 18:00 - Cobertura (109 Norte Bloco K)

Grupos de trabalho:

Sustentabilidade

Circulação

Distribuição/Produção

Comunicação

Tecnoarte

18:30 às 20:00 - Cobertura (109 Norte Bloco K)

Discussão acerca do Escritório Brasília

Debates livres sobre planejamento da regional.

20:00

Jantar

Quinta-feira (05/08/10)

9:00 às 10:00 - PNUD (Qd. 103/104 Sudoeste)

Grupo de Discussão: PNUD, Projeto “Mostre seu Valor”

Convidados: Flávio Comin e Marcus Franchi

10:00 às 11:00 - PNUD (Qd. 103/104 Sudoeste)

Grupo de Discussão: Apresentação do programa Cine+

Convidado: Rodrigo

11:00 às 12:00 - PNUD (Qd. 103/104 Sudoeste)

Grupo de Discussão: CBAC (Comissão de Bandas Circulantes)

Convidado: Fábio Pedroza (Móveis Coloniais de Acaju)

13:00

Almoço

15:00 às 18:00 - Cobertura Cobertura (109 Norte Bloco K)

Grupos de trabalho:

Sustentabilidade

Circulação

Distribuição/Produção

Comunicação

Tecnoarte

18:30 às 20:00 - Cobertura Cobertura (109 Norte Bloco K)

Discussão acerca do PCult Centro-Oeste

Debates livres sobre planejamento da regional.

20:00

Jantar

Sexta-feira (06/08/10)

9:00 às 13:00 - PNUD (Qd. 103/104 Sudoeste)

Grupo de Discussão:  Revisão de Carta de Princípios e Regimento Interno CFE 2010.

13:00

Almoço

14:00 às 19:00 - Cobertura (109 Norte Bloco K)

Apresentação dos Grupos de Trabalho

Sustentabilidade

Circulação

Distribuição/Produção

Comunicação

Tecnoarte

19:30 às 20:00 - Cobertura (109 Norte Bloco K)

Fechamento dos trabalhos para o CFE **

20:00

Jantar

* Durante os GT`s de Sustentabilidade e Comunicação serão realizadas, respectivamente Oficinas do Eixo de Sustentabilidade e Oficina de Ativação de Empreendimento

** Apresentação do plano de trabalho dos Gt´s

** Deliberações e encaminhamentos gerais acerca de todas as discussões e propostas realizadas fechando as diretrizes da conferência para o 3° Congresso Fora do Eixo.

 

Quem quiser se inscrever é só fazer pelo link: https://spreadsheets.google.com/viewform?authkey=CPH5wcIG&formkey=dERkakh6d0Eybzg0T0JMSmtBWEZmM1E6MA#gid=0

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Brejo Festival 2010 - Fotos

brejo festival 2010 (62)

Definitivamente, não há como dizer que um movimento coletivo não tem resultados. Foi isso que o Brejo Festival mostrou nesse fim de semana. Depois de vários eventos e articulações, conseguimos fazer nosso primeiro festival! E estamos muito honrados por isso. Fica aqui o salve a todos que participaram da grande festa de música independente de Piracanjuba!

 

Confiram as fotos no Flickr e no Orkut

Os videos estão no Youtube

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Prévias Demo Sul seleciona bandas para tocar na 10 edição do Festival

logo_2010_ reduzido

Em 2010 o Demo Sul completa 10 anos de existência, e, para comemorar, a organização está preparando uma série de novas atividades que vão integrar a programação do festival. Entre estas novidades estão as Prévias Demo Sul.

As Prévias vão funcionar assim: a curadoria do Festival vai selecionar, por meio de edital, 25 bandas para participarem dos shows das Prévias Demo Sul, que vão acontecer nos dias 3, 4, 10, 11 e 12 de setembro.  Nestes dias, os shows serão gratuitos, e cada banda selecionada terá 30 minutos para se apresentar. Depois dos shows, o público presente vai votar para decidir quais delas farão parte da programação oficial do Demo Sul 2010. As 5 (cinco) mais votadas irão tocar no festival, que neste ano será realizado entre os dias 15 e 23 de outubro. A banda que obtiver mais votos entre as cinco, será protagonista de um vídeo clipe a ser produzido nos pela Kinoarte, dentro de uma oficina de produção de vídeo clipe inclusa na programação do Festival.

A idéia é que bandas novas, que não têm experiência em festivais, tenham uma chance de tocar no Demo Sul, democratizando o line-up do festival e revelando novos nomes da cena independente.

Inscrições

Bandas de todo o Brasil e da América do Sul interessadas em participar das Prévias Seletivas têm até o dia 01 de Julho (1ª e 2ª Prévias) e 10 de agosto (3ª, 4ª e 5ª Prévias) para se inscrever. Grupos de qualquer gênero musical podem realizar a inscrição; a única restrição é que desenvolvam um trabalho autoral.

As inscrições deverão ser feitas pela internet. Neste caso, leia o EDITAL COMPLETO, faça o download do FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO, preencha-o e siga as demais instruções. Em seguida,  finalize o cadastro enviando o material para o e-mail: demosul10anos@gmail.com.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Mais uma banda confirmada! Velasquez de Brasília!

banda velasquez foto 1

Isso mesmo! Velasquez de Brasília-DF tá confirmada no BREJO Festival. A banda irá se apresentar no dia 11/7 na praça do Relógio. Não percam!

http://www.myspace.com/brvelasquez

Confira video de Velasquez:

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Bandas confirmadas no BREJO FESTIVAL – parte 2

of

Um dos novos nomes da Goiânia Rock City, que vem fazendo shows nos principais festivais da região: Space Monkeys. Com Pedro Henrique – Bateria, Fredox – Guitarra, Edimar Filho - Guitarra e Vocal e Victor Hugo – Baixo, o que não vai faltar é rock na praça do Relógio no dia 11 de Julho.

Se você tem twitter, siga-os aqui

E para conferir mais é só baixar o EP, clicando aqui.

 

 

♫ Sorry baby, sorry baby…

terça-feira, 18 de maio de 2010

Bananada 2010

Minhas Fotos | www.myspace.com/bananada | BANANADA 2010

O tradicional festival Bananada, realizado anualmente em Goiânia, chega à 12ª edição nos dias 19 a 23 de maio (quinta-feira a domingo). E, assim como o Goiânia Noise (outra grande empreitada da produtora e gravadora Monstro), o evento agora também se revezará por palcos diferentes: serão cinco locais, que vão de casas noturnas a “inferninhos” punks passando por um centro cultural e até uma loja de skate.

Ao todo, são 45 atrações, com predomínio total de bandas goianas: 27! A chilena La Hell Gang será o único nome internacional. O Distrito Federal terá apenas dois representantes: Brown-Há (dia 19, no Bolshoi Pub) e Bruto (dia 22, no Martim Cererê). Anota, então, na agenda:

BANANADA 2010

Quarta-feira
(19/5)
Local: Bolshoi Pub
Ingressos: R$ 10,00
23h30 - Brown-Há (DF)
0h15 - Mersault e a Máquina de Escrever (GO)
1h - Rinoceronte (RS)

Quinta-feira (20/5)
Local: Metrópolis
Ingressos: R$ 10,00
23h30 – Trivoltz (GO)
0h15 – Dawnfine (GO)
1h – Plastique Noir (CE)

Quinta-feira (20/5)
Local: Capim Club
Ingressos: R$ 7,00
19h15 – Chacina (GO)
20h – WCM (GO)
20h45 – Fígado Killer (GO)
21h30 – Desastre (GO)

Sexta-feira (21/5)
Local: Centro Cultural Martim Cererê
Ingressos: R$ 20,00
18h20 – Coerência (GO)
18h40 – Ultra Vespa (GO)
19h – Demosonic (GO)
19h30 – Death From Above (GO)
20h – Sex On The Beach (PB)
20h30 – Comma (SP)
21h – Nublado (PB)
21h30 – Vida Seca (GO)
22h – Camarones Orquestra Guitarrística (RN)
22h30 – Nevilton (PR)
23h – Johnny Suxxx and the Fuckin’ Boys (GO)
23h30 – Procura-se Quem Fez Isso (RS)
0h - Comunidade Ninjtsu (RS)
0h30 – Gloom (GO)
1h – Violins (GO)

Sábado (22/5)
Local: Centro Cultural Martim Cererê
Ingressos: R$ 20,00
18h20 – ¡Oye! (GO)
18h40 – Space Monkeys (GO)
19h – Moka (GO)
19h30 – Necropsy Room (GO)
20h – Bruto (DF)
20h30 – Fadarobocoptubarão (MG)
21h – Vendo 147 (BA)
21h30 – Motherfish (GO)
22h – Some Community (SP)
22h30 – Vícios da Era (GO)
23h – Caldo de Piaba (AC)
23h30 – Plástico Lunar (SE)
0h – Mechanics (GO)
0h30 – La Hell Gang (Chile)
1h – Black Drawing Chalks (GO)

Domingo (23/5)
Local
: Ambiente Skate Shop
Entrada franca
13h30 – Dedo Sem Osso (GO)
15h30 – Hellbenders (GO)
16h30 – Waldi e Redson (GO)
17h30 – Bang Bang Babies (GO)
18h30 – Twinpine(s) (SP)

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Festival Fora do Eixo – Rio de Janeiro

De 12 a 14 de maio, o Rio de Janeiro vai receber a 1ª edição do Festival Fora do Eixo (http://festival.foradoeixo.org.br), uma das maiores ações de circulação de artistas independentes no país. O evento vai ocupar os palcos do Cinemathèque Música Contemporânea (12 de maio, 4ª f), Teatro Odisseia (13 de maio, 5af) e Circo Voador (14 de maio, 6ªf).

A edição 2010 do Festival Fora do Eixo teve início no dia 6 de abril em São Paulo. Desde então, o evento já percorreu dezenas de cidades do estado, e de  Minas Gerais. Após a edição no Rio, o Festival segue depois para Nova Friburgo (15 de maio), na região serrana do Estado.

Na temporada carioca, o Festival Fora do Eixo vai reunir as principais bandas do Circuito Fora do Eixo, além de artistas de destaque da cena local. No dia 12 de maio, no Cinemathèque, em Botafogo, se apresentam as bandas Os Outros (RJ), o rock energético da Brown-Há (DF), além do show de lançamento da Les Pops (RJ), formada pelos compositores Daniel Lopes, Rodrigo Bittencourt e Thiago Antunes, que vão colocar todo mundo para dançar.

No dia 13 de maio, o Teatro Odisseia, na Lapa, recebe cinco bandas, das quais duas foram selecionadas pela MTV para participar do concurso “Novos Nomes Brasileiros” na categoria rock: a niteroiense Tereza (RJ), que apresenta o show do seu primeiro EP, “El Topo”, e a paranaense Nevilton (PR), em sua primeira passagem pelo Rio.

Também no palco do Odisseia marcam presença a carioca Brasov (RJ), com o show performático e espírito retrô que a consagrou nos palcos cariocas e Porcas Borboletas (MG), de Uberlândia, lançando seu segundo CD, “A Passeio”, com um show marcado por poesia instantânea, intervenções caprichadas de cordas e dissonâncias inquietantes. A carioca Do Amor (RJ), formada por Ricardo Dias Gomes e Marcelo Callado (da banda Cê, de Caetano Veloso), Gustavo Benjão e Gabriel Bubu (ex-Los Hermanos), encerra a segunda noite do Festival antecipando o repertório de seu novo CD.

Encerrando o Festival Fora do Eixo, o Circo Voador recebe a niteroiense Stereologica (RJ), que apresenta seu som repleto de guitarras distorcidas, programações eletrônicas e vocais. De Natal, a Camarones Orquestra Guitarrística (RN) vai colocar todo mundo para dançar com muito rock, reggae e ska. O público também vai conhecer a onda psicodélica da Mini Box Lunar (AP), banda vinda direto de Macapá, que traz uma sonoridade folk rock marcada por suaves vocais femininos. A carioca Canastra (RJ) vai mostrar seus acordes apimentados, em tramas inusitadas que se desenrolam imersas em melodias irresistíveis. Os shows mais pesados da noite ficam por conta do trio instrumental Macaco Bong (MT), de Cuiabá, que em 2009 teve seu CD “Artista Igual a Pedreiro” eleito como o melhor álbum do ano pela primeira edição do ano da Rolling Stone brasileira; e da goiana Black Drawing Chalks (GO), que em 2009 foi vencedora com a música “My Favorite Way” do Video Music Brasil na categoria Videoclipe do Ano.

Além dos shows, o evento também contará com o DJ Hey Hey (Fiend Club e Exorcize), que se apresenta dia 12 (4af) no Cinemathèque, do DJ Uno (Grito Rock), que toca no dia 13 (5af) no Odisséia. No dia 14, o Circo recebe as picapes do DJ Mario Moptop e a Discotecagem Radiofônica Independência ou Marte. Haverá também exibição de vídeos do VJ Rafa Rolim, exposição de Poster Arte com o Coletivo Briza Arte, Eduardo Denne e Rafo Castro, além de uma feira cultural com sorteio de tatuagens, CDs, camisetas, buttons, DVDs, revistas, roupas e acessórios.

domingo, 18 de abril de 2010

Noite Fora do Eixo - Piracanjuba

noitefde4

As Noites Fora do Eixo chegaram ao interior de Goiás. E a primeira edição de Piracanjuba será realizada pelo Coletivo do Brejo no dia 24/4 no galpão do BB King. A noite começa com as piracanjubenses Vênula e Mamacadela do Cerrado e segue com Evening (Coletivo Pequi – Anápolis). Depois dos shows, discotecagem o resto da noite! Venha curtir a nova música brasileira independente!

SERVIÇO

Evento: Noite Fora do Eixo - Piracanjuba

Local: Galpão do BB King (vide mapa no site http://coletivodobrejo.blogspot.com)

Entrada: R$ 5,00

Bandas: Black Wizard (Piracanjuba), Vênula (Piracanjuba), Mamacadela do Cerrado (Piracanjuba) e Evening (Anápolis)

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Seminário Itinerante de Economia da Cultura e Desenvolvimento

83781369

Um evento de grande importância acontece nessa sexta-feira (09/04) em Goiás: o seminário itinerante de Economia da Cultura e Desenvolvimento.

Nomes como Ana Clara Fonseca Reis e Kátia de Marco, apresentam novas formas de tratar a cultura e o desenvolvimento das instituições e das pessoas. O evento será gratuito, na sede do SEBRAE-GO.

Confira mais informações nos sites parceiros: http://www.gestaocultural.org.br e http://editoralivre.com.br

Quem disse que Cultura não gera renda, empregos e desenvolvimento?!

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Rock Solidário invade Goiânia

image

Rock Solidário invade Goiânia – De 13 a 18 de Abril


O ROCK SOLIDÁRIO agora não é mais só uma festa, é uma semana inteira voltada à solidariedade. E este ano, com status de festival, reúne oito dos espaços mais roqueiros de Goiânia: Woodstock Bar, Bolshoi Pub, Rock’n’Gol, Armazém Vintage, República Estúdio, Metrópolis, Aro 16 e o Circo Laheto. São seis dias seguidos de festa, com o intuito de promover a solidariedade e a arte.
Os alimentos já podem ser trocados por convites nos postos de troca espalhados pela capital. Convidamos todos para participar desta maratona rock’n’roll e ajudar o ROCK SOLIDÁRIO a bater mais um recorde de arrecadaçãorock’n’roll e ajudar o ROCK SOLIDÁRIO a bater mais um recorde de arrecadação de alimentos. Faça a sua parte e garanta já seus ingressos. Venha curtir uma semana inteira dedica ao melhor da música!


Confira a PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI:


http://i464.photobucket.com/albums/rr10/Rhada_2008/Flyer_RockSolidrio.jpg ou aqui http://migre.me/t1mh
visualizar o perfil de OlhO: http://www.orkut.com.br/Profile?uid=8530463120442789530&mt=2

terça-feira, 23 de março de 2010

Rock pelo Niemeyer

 


Protesto pela inutilização do Centro Cultural Oscar Niemeyer - Goiânia. Participação de 8 bandas goianienses. Saida da praça Cívica as 14h, sábado dia 27/03.
Vamos participar! Colabore!

segunda-feira, 15 de março de 2010

Indústria de copyright ataca uso de software livre pelo governo brasileiro.

ilustracaoSoftLivre

 

Replicando do www.softwarelivre.org

__________

Já é quase uma tradição o movimento feito pelas empresas norte-americanas de software, filmes e música para pressionar diversos países a adotarem regulações severas de proteção ao direito autoral. A principal ameaça utilizada é a de que os países "mal-comportados" serão excluídos da lista de direitos de preferências comerciais com os Estados Unidos - o maior comprador do mundo.

Na maioria das vezes, a Aliança Internacional de Propriedade Intelectual (IIPA, na sigla em inglês), entidade representante dessas empresas, ataca a pirataria. Mas no seu relatório deste ano, o capítulo sobre o Brasil traz uma novidade: Sustenta que o país deve evitar qualquer norma que determine o uso de software livre pelos órgãos de governo ou empresas estatais.

A abordagem é curiosa. Isso porque a principal iniciativa brasileira sobre o assunto é o projeto de lei 2269, que 'mofa' na Câmara dos Deputados desde que foi apresentado, em 1999. Ou seja, uma discussão de 11 anos que pouco avançou.

O receio talvez esteja na disposição da atual relatora do projeto na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), de retomar a iniciativa.

Tanto que no apagar das luzes de 2009, a parlamentar conseguiu aprovar um requerimento para a realização de audiências públicas sobre o assunto, com o objetivo de resgatar o projeto. "Estou trabalhando para o projeto voltar a caminhar no Congresso", promete a deputada.

O mais inusitado dessa menção ao software livre no relatório da IIPA, no entanto, é que a entidade parece desconhecer até mesmo políticas do governo norte-americano sobre o assunto. Como lembra o Secretário de Logística e TI do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, a defesa do software livre faz parte das orientações do próprio Departamento de Defesa dos EUA.

&"É no mínimo estranho porque é isso que está no Roadmap Plan da Defesa dos EUA. Será que essa entidade vai atacar o Departamento de Defesa americano também? É isso ou estamos vendo mais um capítulo das coisas que lá podem e aqui não", ironiza Rogério Santanna.

De fato, o Roadmap Plan, um relatório do Departamento de Defesa dos EUA, é enfático na defesa do uso de software livre. Diz ele que "software de código aberto e as metodologias de desenvolvimento de código aberto são importantes para a Segurança Nacional e os Interesses Nacionais dos EUA". E cita algumas das razões para isso.

Entre elas, o software livre "permite que as indústrias de TI aumentem sua velocidade de adaptação e mudança às capacidades de que os usuários necessitam”fortalece a base industrial ao não proteger a indústria da concorrência e torna a indústria mais apta a competir em termos de ideias e sua execução, ao invés de produtos prontos".

Retaliações

Outra preocupação no relatório IIPA deste ano são as retaliações comerciais que o Brasil vai adotar por conta da vitória na Organização Mundial do Comércio, no caso dos subsídios aos produtores de algodão pagos pelo governo americano. Uma primeira lista já foi divulgada e prevê o aumento no imposto de importação para 101 bens.

Essa lista de bens representa US$ 591 milhões em retaliações, mas a OMC autorizou o Brasil a adotar as medidas num total de US$ 829 milhões. E o que assusta a indústria de cpyright dos EUA, conforme escrito no próprio relatório da IIPA, são os restantes US$ 238 milhões que o Brasil pretende retaliar em serviços e direitos de propriedade intelectual.

A nova lista, no entanto, só deve ser conhecida em um ou dois meses. Uma medida provisória que permite o país adotar esse tipo de retaliação é recente – de 10 de fevereiro – e ainda será realizada uma consulta pública para colher, especialmente, contribuições do setor produtivo nacional.

Há sinais de que o governo brasileiro fará uso desse instrumento especialmente no setor de medicamentos. Mas o setor de software também se preocupa. O funcionamento desse tipo de retaliação não se dá com aumento de imposto de importação – que não existe para software – mas pode acontecer com o aumento da tributação sobre a remessa de royalties para o exterior.

Fonte: Convergência Digital

terça-feira, 9 de março de 2010

Campanha: Monte sua moeda solidária!

 


O Cubo Card (http://cubocard.blogspot.com) desenvolveu o manual Monte sua moeda solidária para principiar a campanha entre os coletivos do Circuito Fora do Eixo e qualquer organização cultural que tenha interesse.
O Manual detalha em 13 passos as ferramentas fundamentais para a criação e o desenvolvimento da moeda solidária no campo da cultura, a partir do Sistema de crédito Cubo Card.
Hoje, o Circuito já tem o Goma Card do coletivo cultural Goma (Uberlândia-MG), Patativa da RedeCem (CE), a Lumoeda (PE) e diversos pilotos já sendo implementados na rede como o Pegadin (BH-MG), o Moedassa (São Carlos-SP), Palafita Card (AP) e Catraia Card (AC).
O intuito é deixar cada vez mais decupada e acessível, os mecanismos utilizados no Sistema Fora do Eixo Card e garantir a replicação na rede e em projetos parceiros.

Para acessar, clique:

Manual Monte sua Moeda solidária - Sistema Fora do Eixo Card

sábado, 6 de março de 2010

Editorial: todo mundo investe!

Bandas, produtores e festivais:todo mundo investe para ver o rock rolar


Foto (Flávio Pessoa): Beto Cupertino, Violins (GO) no 13º Goiânia Noise Festival

Por Foca (DOSOL)

Estreiamos o editorial do Portal Nagulha para discutir um assunto polêmico e que dá muito “pano para manga” sempre que mencionado: a relação entre as bandas independentes e os festivais. Esse texto já foi divulgado antes pelo Portal Dosol mas creio que o assunto ainda esteja bem quente pra ser discutido aqui.

Num ano de crise como o que passamos, tem  ficado cada vez mais evidente qual é o papel de um festival indie e das bandas que deles participam, até porque é fato de que sem bandas não tem festival. Falo isso com muita propriedade e com muita kilometragem no assunto, afinal jogo dos dois lados: como banda e como produtor de um festival indie. Além de promover 7 edições do Festival Dosol e mais umas 20 edições de festivais menores ainda rodei o Brasil visitando cenas e compartilhando experiências tanto tocando como no público. Sei bem do que vou falar.

A primeira coisa que tem que ser desmistificada é que bandas independentes invariavelmente pagam para tocar em festivais. Isso é preguiça de quem não quer fazer sua parte dentro da roda que move o rock alternativo e adjacências. Existem diversos festivais que dão ajuda de custo volumosa (pelo menos metade deles) para as bandas chegarem na região do show. Cabe a banda potencializar essa ajuda com tours, outros shows, merchadising e coisas do tipo. Saber se programar é praticamente uma lei nesse mercado ainda em construção é magro de orçamentos.

Na Europa isso é muito mais corriqueiro que aqui. Por lá uma pequena banda que toca no palco 3 do Glastonbury por exemplo tem a mesma (ou se não menor) ajuda do que as bandas nacionais por aqui. A diferença é que lá essas bandas estão em tours extensas, passando vários meses na estrada e montando um mapa viável para se divulgar. Como 99% das bandas nacionais são bandas “de fim-de-semana” a coisa complica.  Só que é mais fácil culpar o vizinho pelo mal cheiro, do que olhar a própria privada.

Quando um festival é de pequeno ou médio porte e não pode pagar para sua banda chegar no local do show, lembre-se que existem uma dezena de outros custos para a sua participação acontecer. Fiz uma conta rápida e básica para ver quanto uma banda (de quatro pessoas) custa para um festival sem contar com ajuda de custo para chegar no mesmo:

Alimentação: 100,00
Hospedagem: 200,00
Translado: 150,00
Despesa no show (camarim, bebida): 60,00

Só nesses itens a brincadeira já dá mais de R$500,00 e não estamos nem colocando o investimento de marketing do festival para promover a banda, dentre outros itens mais difíceis de calcular. A maioria dos grupos que reclama não consegue fazer R$500,00 de bilheteria nem dentro de casa, imaginem fora.

É preciso ter a noção de que festivais independentes também se pagam do bolso para acontecer. Não tenho os dados, mas aposto minha mão direita como mais da metade dos festivais da ABRAFIN, por exemplo, foram deficitários em 2008 (mesmo com patrocínios em alguns casos). Nem por isso deixarão de ser realizados em 2009, 2010 e por aí vai. Um investimento pesado e que não está sendo levado em consideração na hora de uma análise mais fria (e até irresponsável de alguns fanzines virtuais internet afora). Então chegamos a conclusão que todo mundo investe para que o rock possa acontecer, certo?

Claro, existem festivais que estão pseudo-interessados na “cena” da sua cidade e da sua região e mesmo com verbas volumosas captadas terminam sem ajudar em nada (ou em quase nada) os artistas independentes, o que é uma grande sacanagem. Agora uma coisa é certa: se você é banda e aceita essa condição (e as vezes vale a pena aceitar) é porque concorda com ela. Depois não adianta chorar. Produtores, músicos, jornalistasdi e festivais “malas” estão espalhados mundo afora como em qualquer outra atividade. Humanos são seres difíceis mesmo, já dizia meu ídolo Leonardo Panço, do ótimo grupo punk carioca Jason.

Uma distorção que tem acontecido muito é tratar um festival de música independente como se ele fosse um potencial contratante de bandas, quando na verdade um evento com essas características é uma plataforma para que as bandas busquem mercado dentro das cidades. Em alguns casos, de bandas médias já consagradas e com um bom público dentro do mercado, podemos até considerar os festivais como contratantes mas essa realidade só se aplica a 1% do universo de bandas existentes no Brasil. Uma exceção que justifica a regra.

Uma coisas é certa, banda tem que ter música boa, tem que ter um network, diferencial, ser empreendedora dentro da sua região, ter tempo para o projeto, estar envolvida com a cena local em todos o sentidos e ter noção de como as coisas funcionam.  Se não for desse jeito o projeto não sai do canto e aí você vai ter que escolher entre relaxar e trata-la com um grande hobby sem pretensões ou entrar na roda de quem quer por as coisas para frente. Como eu já disse antes, depois não adianta chorar!

Vamos ao trabalho!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Mamacadela do Cerrado – Newsletter

 

 mamacadela_junto

flyer-web_grito-rock-pirenopolis

PRÓXIMOS SHOWS - MAMACADELA DO CERRADO

GRITO ROCK INHUMAS - DIA 12/02

GRITO ROCK URUAÇU - DIA 14/02 (A CONFIRMAR)

GRITO ROCK PIRENÓPOLIS - DIA 15/02

GRITO ROCK MORRINHOS - DIA 27/02

O cerrado esconde paixões. Dentro das pessoas, dos momentos, da natureza. E a transmissão dessas paixões através da música se tornou uma pancada na moleira desde que surgiu a Mamacadela do Cerrado em 2007. Controvérsias, inverdades ou simplesmente uma vertigem ao final do dia, se tornaram poesias, que se mutaram a música e construiram o que é hoje algo fácil de entender, ouvindo. Uma mistura composta por 3 cabeças pensantes (ou não) que reflete a adoração pela natureza, pela música e pelas coisas que, invariavelmente, a vida nos traz.


Myspace - BlogPalcoMp3YouTubeFlickrTwitterOrkut

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

GRITO ROCK 2010 - Piracanjuba



Sem palavras pra descrever o que aconteceu domingo 24/1 na praça do Relógio em Piracanjuba! TUDO foi muito bem recebido pelo público. E é certo que todo o esforço que dedicamos ao projeto do GRITO ROCK foi validado com o envolvimento coletivo. Sim, a produção cultural de Piracanjuba tem novo rumo: da construção coletiva!

Nunca haviamos tocado num ambiente tão acolhedor, de troca válida, de uma magia inigualável. Tenho certeza que compartilhamos isso com o público.
Dividimos o palco com a Ana Pontes, nossa querida fotógrafa, que quase não veio pro GR. Mas deu tudo certo. Foi ótimo ver as criancinhas pulando e se divertindo.
Certamente, queremos representar nossa cidade em outros GRITO'S que virão por ai. Como de Inhumas 12/02, Pirinópolis 15/02 e Morrinhos 27/02.

E vamos em frente, sem medo e com muita energia e vontade de fazer música e aprender coisas novas!!